Páginas

2 de setembro de 2011

Quem não escuta cuidado escuta coitado!

Quantas vezes ouvimos alguém dizer que se conselho fosse bom não se dava, se vendia, e que não se aprende com erros dos outros, mal aprendemos com nossos próprios.

Ezequiel 23 conta a história de duas irmãs, que representam duas cidades, Aolá a mais velha (Samaria) e Aolibá a mais nova (Jerusalém). Dentre tantas lições que se pode ser tirar dessa passagem, hoje, o que me chamou a atenção foi o fato da irmã mais nova seguir os passos da mais velha mesmo após ver qual havia sido o seu juízo.

Ambas foram prostitutas na juventude, mas mesmo assim foram tomadas em casamento por um homem, elas teriam ai a chance de mudança de vida. O fato de ser esposa e mãe não ajudou para que Aolá se afastasse dos caminhos da sua mocidade:

"E as suas prostituições, que trouxe do Egito, não as deixou; porque com ela se deitaram na sua mocidade, e eles apalparam os seios da sua virgindade, e derramaram sobre ela a sua impudicícia." Ezequiel 23:8

Cansado da vergonha e das coisas horríveis que sua esposa fazia o marido a entregou aos seus amantes, e deles veio o seu castigo:

"Tanto a entreguei na mão dos seus amantes, na mão dos filhos da Assíria, de quem se enamorara.
Estes descobriram a sua vergonha, levaram seus filhos e suas filhas, mas a ela mataram à espada; e tornou-se falada entre as mulheres, e sobre ela executaram os juízos." Ezequiel 23:9-10

A mais nova mesmo após ver o fim que as ações da sua irmã mais velha tinham trazido, seguiu os passos da irmã e se tornou ainda pior:

"Vendo isto sua irmã Aolibá, corrompeu o seu imoderado amor mais do que ela, e as suas devassidões foram mais do que as de sua irmã." Ezequiel 23:9-11

Atualmente podemos ver muitos casos como este, de pessoas que veem o que acontece com outras e ainda sim seguem seus passos, pessoas entrando nas drogas, dirigindo alcoolizadas, entre muitas outras coisas.
Se conseguirmos seguir os passos de outras pessoas para coisas ruins porque não podemos ouvir conselhos para coisas boas, como dizia meu Avô "Quem não escuta cuidado escuta coitado", porque nos achamos tão diferentes do nosso próximo pra achar que "aconteceu com ele, mas não acontecerá comigo".

"O castigo da vossa perversidade eles farão recair sobre vós, e levareis os pecados dos vossos ídolos; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS." Ezequiel 23:49

Muitas vezes Deus nos da a oportunidade de aprendermos sem precisarmos sofrer, mas nossa arrogância muitas vezes não permite. Abra os olhos, olhe para sua vida, você já sabe onde as coisas que faz irão te levar? Vai querer chegar lá?

Neste momento Deus está te dizendo, CUIDADO, você irá ouvir?

Fran Souza

2 comentários:

  1. Olá, vim te convidar a conhecer o Casa Decorada, se vc gosta de imagens de decoraçao vintage,
    passa lá quando tiver um tempinho...
    Adorei seu blog e voltarei para te seguir se resolver ficar por lá.
    Abraço e um fim de semana cheio de alegrias.
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Algo muito comum que acontece entre essas pessoas é o orgulho e a soberba de achar que nunca vai acontecer com elas. Até julgam os que estão caídos e qdo menos esperam, estão mais curvados do que o julgado.

    A palavra de Deus nos diz que aquele que está em pé tome cuidado para que não caia, e a queda sempre vem qdo estamos destraídos.

    Bjos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, é incomparável, Elogios, críticas... Comente...