Páginas

2 de agosto de 2011

Julgar e ser julgado

Nesses últimos dias tenho lido o livro de Jó, e essa história me fez pensar muito a respeito de lutas e dificuldades. Como seres de carne e osso que somos sempre que vemos alguém passando por uma luta, principalmente se ela é cristã, temos o costume de tentar imaginar/adivinhar porque ela está passando por isso, mesmo sem a intenção de julgar acabamos julgando.


No caso de Jó, qualquer coisa que qualquer pessoa pudesse pensar a respeito do porque ele estaria passando por isso não chegaria perto da realidade, Jó não fez nada de errado para ser castigado, pelo contrário, era exatamente por fazer tudo certo que ele estava passando por isso:


"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal." Jó 1:1


Hoje ao ligar o celular para ouvir música pela manhã a que começou a tocar foi Acontece do André Valadão que confirma todas as coisas que Deus foi me mostrando no decorrer do livor de Jó. Existe muito mais por trás das coisas do que imaginamos, e se não sabemos bem sobre as coisas que acontecem com a nossa própria vida quem dirá com a de outras pessoas.


Será que no lugar de Jó suportaríamos? Iriamos seguir o conselho da esposa de Jó, amaldiçoar a Deus e morrer? 


As lutas que passamos são tão pequenas se compararmos as dele, e como agimos hoje diante delas? Nos revoltamos com Deus, com o pastor, com a igreja, com a mãe, pai, marido, esposa, vizinho até mesmo com o cachorro, pensamos porque, questionamos o porque e lidamos com isso como o fim, ponto, acabou. Como somos fracos.


Quantos foram os que apontaram para Jó, e caçoaram da sua dor, questionaram onde estaria o Deus dele enquanto essas coisas más aconteciam, e quantos são os que apontam pra mim e para você hoje, e para quantos nós mesmo apontamos, esquecemos que nada acontecem se que seja dada permissão dos céus. Quando somos cristãos caem sobrem nós muitas responsabilidades, estou lendo o livro Caçadores de Deus, então todos os dias sento no ônibus a caminho do trabalho e abro o livro, quando alguém de idade chega ao meu lado mesmo eu não estando no banco preferencial sinto-me na obrigação de levantar, principalmente pelo testemunho que tenho que dar já que o livro mostra que estou buscando a Deus.
A essa altura nem sei mais onde tudo isso tem que chegar, mas para quem não conhece ao lado está o vídeo do André Valadão da música Acontece, e para quem está passando por lutas, leia essas palavras de Jó levando em conta a situação que ele estava, e a sua:


"Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-Poderoso, que amargurou a minha alma; Que, enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus nas minhas narinas; Não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano; Longe de mim que eu vos justifique; até que eu expire, nunca apartarei de mim a minha integridade; A minha justiça me apegarei e não a largarei; não me reprovará o meu coração em toda a minha vida." Jó 27:2-6


Fiquem na Paz!
Fran Souza

Um comentário:

  1. Fran,que saudades de voce,muito edificante este texto!Realmente,quando passo as piores lutas o livro que mais fala comigo,é o livro de Jó..porque embora é proclamada sua paciencia..ela não consistia em insensibilidade,ele sabia e declarava a respeito de sua dor..sua pasciencia esteve em não recuar em confiar em Deus!Mil beijos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, é incomparável, Elogios, críticas... Comente...