Livro: I João (1Jo)
Autor: O mesmo João, apóstolo e autor de um dos evangelhos, das outras duas cartas com seu nome e do Apocalipse. João era filho de Zebedeu e talvez fosse primo em primeiro grau de JESUS. Foi um pescador que fazia parte do círculo de amigos mais íntimos de JESUS, era “o discípulo a quem JESUS amava”.
Data Aproximada: 85 – 90 d.C.
Destinatários: Os leitores alvos eram os crentes, mas sem especificá-los de qual região. Isso faz com que a carta tivesse o objetivo de circular por todas as partes.
Mensagem: A carta foi escrita para combater uma das seitas heréticas mais perigosas dos dois primeiros séculos da igreja, o gnosticismo (do grego “gnosis” que significa conhecimento). O gnosticismo começava a penetrar nas igrejas. A doutrina central do gnosticismo era que o espírito era inteiramente bom e a matéria era inteiramente má. Dessa idéia surgiram alguns erros a mais:
1) a salvação era obtida em se escapar do corpo (matéria má) e não através da graça de DEUS mediante a fé em CRISTO;
2) a encarnação de JESUS não existiu, pois a divindade jamais teria se unido com a matéria que é má;
3) Faziam distinção entre JESUS e CRISTO, onde o CRISTO teria descido sobre JESUS durante seu batismo, mas quando JESUS morreu na cruz o CRISTO já havia o deixado, sendo que JESUS morreu, mas o CRISTO não;
4) CRISTO somente “parecia” ter corpo (teoria chamada docetismo originada do grego ”dokeo” que significa “parecer”);
5) não havia ressurreição da carne ou matéria;
6) a existência do mal no mundo significava que DEUS não era o único criador;
7) sendo o corpo mau, alguns usavam isso como justificativa para praticar imoralidades com ele;
8) sendo o corpo mau, alguns iam a outro extremo e praticavam o ascetismo, prática de afligir e torturar o corpo para alcançar maior espiritualidade.
O gnoscitismo veio a inspirar uma série de seitas existentes nos dias atuais, como por exemplo: ciência cristã, mormonismo, teosofismo, testemunhas de jeová, etc. Os leitores de João eram confrontados contra qualquer influência do gnosticismo para dois propósitos:
1) desmascarar falsos mestres;
2) dar ao crente a certeza da salvação através da semelhança com DEUS quando nos tornamos filhos Dele e não vivemos no pecado.
Fonte: http://www.mergulhandonapalavra.com.br/
Querida, como vc fez para colocar um link nos comentários?Quero aprender a fazer no meu tb!
ResponderExcluirGisley no meu outro blog tem um post explicando, da uma olhadinha lá http://loselles.blogspot.com/2011/12/como-colocar-link-nos-comentarios.html
ResponderExcluirBeijinhos
olá voltarei abraços!!!
ResponderExcluirAdorei o post!
ResponderExcluirBeeeijinhos...
http://simararosado.blogspot.com/
Não sabia sobre João, mas agora estou entendendo mais sobre. Adorei! Vou pesquisar mais na internet!
ResponderExcluirBeijos,
http://paraisodemenina.blogspot.com/